14/02/2011 12:00 am

14 e 15/02/2011 – SÃO LUÍS SEDIARÁ ENCONTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

SÃO LUÍS SEDIARÁ ENCONTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Debater e refletir sobre a metodologia pedagógica do programa Mais Educação. Este é um dos objetivos do encontro que será aberto nesta segunda-feira (14), às 9h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, pelo consultor do programa, João Alberto Chagas Lima.

O encontro que reunirá durante dois dias gestores escolares estaduais e municipais do Maranhão, além de técnicos das Unidades Regionais de Educação (URE), é uma promoção  da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Educação Básica (Sueb), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/MA).

Durante o encontro, que será realizado nos dias 14 e 15, os participantes discutirão os aspectos pedagógicos do programa Mais Educação, assim como a operacionalização do Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Educação (SIMEC), para cadastramento das escolas que ainda não aderiram ao programa em 2011.

O consultor do programa da Secretaria de Educação Básica do MEC, João Alberto Chagas Lima, fará uma palestra abordando o tema “Programa Mais Educação: uma Estratégia para Implantar a Educação Integral no Brasil”.

A Superintendente de Educação Básica da Seduc, Leuzinete Pereira da Silva, explica que o Mais Educação viabiliza a ampliação da jornada escolar, da organização curricular e da oferta educativa nas escolas públicas, na perspectiva da educação integral.

Para Leuzinete da Silva, a educação integral é promovida por meio de atividades optativas, organizadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico; meio ambiente; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

O programa Mais Educação é coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), que seleciona as escolas e as secretarias estaduais e municipais e confirmam a escolha em consonância com critérios pré-estabelecidos pelo MEC.

O programa compõe as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), operacionalizado pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), sendo uma estratégia do Governo Federal para a coerência das políticas públicas educacionais e sociais, favorecendo a redução das desigualdades educacionais e valorização da diversidade cultural.

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=14318

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br