14/12/2010 12:00 am

14 A 15/12/2010 – SES REALIZA SEMINÁRIO SOBRE MENINGITE BACTERIANA

SES REALIZA SEMINÁRIO SOBRE MENINGITE BACTERIANA

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças, reunirá profissionais de saúde de 19 municípios do Maranhão para o Seminário de Implantação do Diagnóstico de Meningite Bacteriana, nestas terça (14) e quarta-feiras (15), a partir das 8h30, no Hotel Litorânea (Praia do Calhau, nº 10).

O objetivo é monitorar a situação epidemiológica das meningites no estado, orientar a utilização das medidas de prevenção e controle disponíveis e monitorar a efetividade de seu uso e avaliar o desempenho operacional do Sistema de Vigilância.

A incidência de meningites é considerada um problema de saúde pública em todo o país. A meningite pode ser causada por diversos agentes infecciosos, entre os quais, bactérias, vírus e fungos, entre outros e pode ser caracterizada pela ocorrência de febre, cefaléia intensa, náuseas, vômitos, rigidez na nuca, sinais de irritação meníngea, hipotensão e alterações do líquido cefalorraquidiano.

As meningites de origem infecciosa, principalmente as causadas por bactérias e vírus, são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, pelo impacto de sua ocorrência e o risco em produzir surtos. Dados do Sistema de Agravos de Notificações (Sinannet) apontam que no Maranhão foram notificados somente este ano, 144 casos de meningite, sendo: 44 bacteriana, 42 não especificada, 47 ignoradas ou em branco, 6 viral e 5 de outras etiologias.

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=13281

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br