19/11/2010 12:00 am

13 A 21/ 12/ 2010 – 76 PAÍSES CONFIRMAM PRESENÇA NO 17º FMJE

76 PAÍSES CONFIRMAM PRESENÇA NO 17º FMJE

Dos 118 países convidados, 76 já confirmaram presença no 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), que será na África do Sul, na cidade de Pretória, entre 13 e 21 de dezembro, sob o tema “Por um Mundo de Paz, Solidariedade e Transformações Sociais, derrotemos o imperialismo!”. A União da Juventude Socialista (UJS) representa o Brasil no Comitê Organizador Internacional do festival. 

Fontes do Comitê Organizador Internacional, instalado em outubro do ano passado neste país sul Africano, indicam que o número de participantes deve ser em torno dos 17 mil delegados e convidados. O presidente da da União da Juventude Socialista (UJS) de Salvador (BA), Flávio Franco, representa o Brasil nesse comitê.

Os comitês nacionais de preparação da Venezuela, Brasil, Angola, Namíbia, Moçambique, Argélia, Síria, Rússia, Grécia, Espanha, Portugal, Vietnã e República Popular Democrática da Coreia, estão entre os primeiros para garantir o envio de delegações à reunião.

A delegação brasileira já está sendo mobilizada e as ações estão sob organização da UJS. Quem quiser mais detalhes sobre as formas de participação, deve encaminhar uma mensagem ao endereço ujsnacional@gmail.com.

Povos sem Estado

Estarão representados também os povos da Palestina e do Saara Ocidental, em defesa de que os jovens levantem suas vozes no mundo para mostrar apoio aos seus legítimos direitos, aspirações e reivindicações históricas.

Especialmente dedicado a duas lideranças essenciais na história moderna, Nelson Mandela e Fidel Castro, o evento também ser plataforma e trincheira de luta em defesa de Cuba e suas mais justas causas, tais como a cessação do bloqueio genocida imposto pelo governo dos EUA para a ilha durante quase meio século.

A Universidade do Sul da África (Unisa), uma instituição pública, vai sediar a maioria das atividades previstas, tais como seminários, conferências, painéis, manifestações de solidariedade, encontros setoriais, a Tribuna Antiimperialista e a Feira da Amizade, onde cada país terá seu estande.

Da redação, Luana Bonone, com informações de Cuba Debate e UJS

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=141890&id_secao=8

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br