10/12/2010 12:00 am

11/12/2010 – SEIR REALIZARÁ ENCONTRO SAÚDE E RELIGIOSIDADE AFRO

SEIR REALIZARÁ ENCONTRO SAÚDE E RELIGIOSIDADE AFRO

A disseminação de saberes e práticas em saúde, preservadas pelas comunidades de terreiros e aplicadas no atendimento às crianças, mulheres gestantes e lactantes será discutida no próximo sábado (11), em Itapecuru-Mirim. O Encontro Saúde e Religiosidade Afro, que será aberto às 8h30, é uma promoção da Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial (Seir) com o apoio do Unicef, da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Prefeitura Municipal de Itapecuru-Mirim.

O encontro busca o congraçamento de religiosos de matriz africana no município de Itapecuru-Mirim, por meio do diálogo, da escuta e da respeitabilidade dos saberes populares.

Membros do Fórum Estadual de Religiosos do Maranhão (Ferma), da Rede de Religião Afro e Saúde do Maranhão e da Federação dos Umbandistas do Maranhão serão facilitadores do encontro.

Antes desse encontro, cinco outros de âmbito regional foram realizados como estratégia de identificação das lideranças de matriz africana e de conhecimento de práticas na área da saúde. Os trabalhos foram realizados nas regiões de Santa Rosa dos Pretos, Filipa, Buragir, Santa Maria dos Pretos e Oiteiro dos Nogueiras, envolvendo 15 comunidades quilombolas.

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=13218

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br