11/10/2011 12:00 am

10 A 15/ 10/2011 – Cidadania Para Todos acontece na Zona Rural de São Luís até sábado

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semgov), em parceria com outros órgãos municipais, está desenvolvendo ações da 5ª edição do Programa Cidadania Para Todos, na Zona Rural de São Luís, até o próximo sábado (15).

As atividades educacionais, culturais e na área da saúde acontecem, no bairro da Vila Esperança, Vila Sarney, Residencial Shalon, Vila Industrial, Primavera, Rio da Prata, Ferventa, Km 15, Tibiri, Tibirizinho, Rio do Meio, Vila Funil, Vila Cruzado e Airton Sena.

As atividades do programa começam com as mesas de diálogos, sempre às 19h, onde as lideranças comunitárias dos bairros discutem temas específicos com os representantes das secretarias e órgãos da Prefeitura de São Luís. A finalidade é proporcionar uma interatividade e aproximação entre as partes para a realização de ações e projetos de políticas públicas nas devidas localidades.

Nesta segunda-feira (10), a primeira mesa discutiu “Educação e Saúde: construindo os direitos básicos de todos”. O debate envolveu as comunidades e as secretarias municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semus), na Unidade de Educação Básica (UEB) Haidêe Chaves, na Vila Esperança.

Nesta terça-feira (11), o encontro irá discutir o tema “Construindo hoje, com cidadania, a cidade do futuro”, com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e da Fundação Municipal de Cultura (Func), também na UEB Haidêe Chaves.

Já na quarta-feira (12), o encontro será na Associação dos Moradores da Vila Esperança e o debate acontecerá em torno do tema “São Luís 400 anos, mais saudável”, uma palestra sobre as atividades preparatórias para os 400 anos de São Luís, envolvendo as secretarias municipais de Desporto e Lazer (Semdel), de Trânsito e Transporte (SMTT) e o Comitê 400 anos.

Na quinta-feira (13), a mesa de diálogo volta a acontecer na UEB Haidêe Chaves com o tema “Uma São Luís melhor é possível: a mulher conduzindo a transformação”. Os trabalhos desta noite envolverão a Secretaria Municipal da Criança e da Assistência Social (Semcas) e a Coordenadoria Municipal da Mulher.

Os debates das mesas de diálogo se encerram na sexta-feira (14), com a mesa “Prefeito com Você”, onde as lideranças comunitárias e a comunidade em geral discutem todas as propostas apresentadas durante a semana, com a presença do prefeito João Castelo, acompanhado de todos os secretários e auxiliares municipais que participam do programa. Este encontro vai acontecer na Associação dos Moradores da Vila Esperança.

Ações de capacitação

Paralelamente às mesas de diálogo, o Cidadania Para Todos realiza uma série de ações que visam à capacitação da comunidade. Trata-se de palestras e oficinas profissionalizantes que estabelecem uma interação com os moradores da área onde o programa é realizado.

A primeira palestra foi realizada nesta segunda-feira (10) com o tema “Patrimônio, Memória e Identidade”, ministrada pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), na UEB Haidêe Chaves.

 

FONTE: http://www.jornalpequeno.com.br/2011/10/10/cidadania-para-todos-acontece-na-zona-rural-de-sao-luis-ate-sabado-173159.htm

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br