26/11/2010 12:00 am

1/12/2010 – AUDIÊNCIA SOBRE A SAÚDE SERÁ REALIZADA EM DEZEMBRO

AUDIÊNCIA SOBRE A SAÚDE SERÁ REALIZADA EM DEZEMBRO

Jacqueline Heluy
Agência Assembleia

A audiência que será realizada no dia 1º de dezembro para tratar da questão da saúde pública da Região dos Cocais ganhou destaque na sessão de ontem (quarta-feira, 24), da Assembleia Legislativa. O assunto foi abordado pelo deputado Chico Leitoa (PDT), que fez um apelo a todos os deputados para que se façam presentes ao evento, alertando que a situação é gravíssima.

O problema que será tratado na audiência, segundo Chico Leitoa, é a falta de operacionalização do SUS no que diz respeito à relação entre os estados do Piauí e o Maranhão, fato que tem prejudicado principalmente a população carente de Timon e de municípios da região.

“Apesar de todas as regras rígidas do SUS, nós não temos visto a observância das mesmas com relação à questão da compensação financeira de um estado para o outro. Isso tem resultado no não atendimento dos pacientes do Maranhão, que têm recorrido a Teresina”, explicou Leitoa.

O deputado Chico Leitoa alertou sobre a necessidade de uma tomada de posição do Governo do Maranhão, principalmente com relação a esta situação que ele considera prejudicial e altamente perniciosa. Destacou que várias reuniões já foram feitas em Brasília, em São Luís, em Caxias, em Timon e em Teresina e nenhuma solução foi dada ao problema.

“A população a cada dia tem um registro de uma situação pior do que a outra, principalmente com relação ao atendimento de alta complexidade”, disse.

Chico Leitoa também informou que o problema tem atingido a média e a baixa complexidade, ressaltando que até para fazer uma simples sutura os moradores da Região dos Cocais são obrigados a se deslocar para Teresina quando, na verdade, todos os municípios recebem recursos para tratar dos seus pacientes, principalmente na atenção básica.

Ele solicitou à Assembleia que dê suporte à realização do evento, a fim de permitir que as pessoas que necessitam de tratamento se desloquem a São Luís para participar da audiência. “Nós estamos fazendo a nossa parte, juntamente com a Comissão de Saúde, para que todos os afetados sejam aqui representados, a fim de que possamos achar uma solução para esse problema que aflige, mata e infelicita toda uma população”.

Estão sendo convidados para a audiência os secretários de Saúde do Estado Maranhão e do Piauí, os secretários municipais de São Luís e de Teresina e de todos os municípios da Região dos Cocais. A Comissão de Saúde, responsável pelo evento, é presidida pela deputada e médica Cleide Coutinho e na vice-presidência o médico Deputado Arnaldo Melo.

FONTE: http://www.jornalpequeno.com.br/2010/11/25/audiencia-sobre-a-saude-sera-realizada-em-dezembro-138714.htm

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br