30/11/2010 12:00 am

01/DEZ/2010 – CODÓ SE MOBILIZA PARA AÇÕES DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

CODÓ SE MOBILIZA PARA AÇÕES DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Luta contra a Aids, quando vários eventos serão realizados em todo o mundo para discutir estratégias de prevenção da doença que afeta mais de 40 milhões de pessoas no mundo, cerca de 600 mil somente no Brasil.

No município de Codó, região dos Cocais, no Maranhão, as discussões já iniciaram com a palestra “Educação e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids nas escolas”, que reuniu dezenas de pessoas, como estudantes, profissionais de educação e de saúde. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) – delegacia regional de Codó, na escola Ananias Murad, no dia 19 deste mês.

Segundo os coordenadores, a palestra faz parte do projeto DST e Aids nas escolas – Educação Para Todos (EPT/AIDS-Brasil) – que tem como meta promover a discussão da importância de prevenção dessas doenças no ambiente escolar, levando em conta o crescimento do número de casos entre os jovens estudantes, que iniciam cada vez mais cedo a vida sexual e não se preocupam com a prevenção.

A palestra serviu para mostrar aos educadores as diversas formas de como introduzir informações e os métodos de prevenção nas escolas, sem causar constrangimentos para pais e alunos.

Em 2006, de acordo com dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, as taxas de incidência da doença, principalmente entre os meninos, começaram a subir. Naquele ano, o índice era de 1,7 infectado para cada 100 mil habitantes no país. No ano seguinte, subiu para 1,9 e em 2008 aumentou para 2,2. Os dados de 2009 ainda estão sendo compilados e só devem ser divulgados em dezembro deste ano.

Ato Público

Com o objetivo de mobilizar e conscientizar a sociedade para a importância da prevenção da Aids, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município de Codó realiza um grande ato público, nesta quarta-feira (1º), em parceria com a Associação Nossa Senhora da Natividade e com o apoio do Sinproesemma – delegacia regional de Codó.

No ato, o CTA chamará a atenção para o “Fique Sabendo”, programa de conscientização e incentivo à realização do teste de HIV, para identificar portadores do vírus da Aids e reduzir a disseminação da doença.

FONTE: http://www.sinproesemma.com.br/?p=1438


CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br