30/03/2011 12:00 am

01/04/2011 – MARACANÃ SEDIARÁ ATO MUNDIAL PELO TRABALHO DECENTE NA COPA 2014

Organizações sindicais internacionais e brasileiras exigem que a preparação para os eventos esportivos sigam as normas elementares da Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Centenas de pessoas se reunirão na entrada do Ginásio do Maracanãzinho na próxima sexta-feira, 1º de abril, para pedir trabalho decente na Copa do Mundo de 2014. Será o lançamento de uma campanha internacional liderada por organizações sindicais, ONGs e movimentos sociais internacionais e brasileiros. O evento contará ainda com a presença de representantes do governo do Brasil, das Nações Unidas e da FIFA.

A Campanha por Trabalho Decente na Copa do Mundo de 2014 é liderada pela Internacional dos Trabalhadores  da Construção e Madeira (ICM), una organização que reúne dezenas de sindicatos no mundo inteiro e da campanha PLAYFAIR, que conta com o apoio da Confederação Sindical das Américas (CSA) e suas afiliadas brasileiras: CUT, Força Sindical e UGT.

A iniciativa quer garantir que a preparação e organização da Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil sigam os princípios elementares de Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Um outro objetivo é defender que os benefícios de sediar um mega evento esportivo não fiquem restritos a um número pequeno de brasileiros, mas que atinjam a todos.

No dia 31 de março está programada uma conferência com a presença do movimento sindical brasileiro junto com organizações internacionais que se mobilizaram durante outras edições dos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo na África do Sul, China, Grécia, assim como para Londres 2012. Será uma oportunidade para trocar informações e experiências que podem ser aplicadas agora no Brasil. O programa das atividades podem ser vistos em: www.csa-csi.org/PT_DecentWork Campaign_Launch.doc

Ato de lançamento: 01 Abril – Ginásio do Maracanãzinho, Rio de Janeiro – a partir das 9h00

Conferência Trabalho Decente na Copa: 31 de Março – Hotel Windsor Guanabara, Av. Presidente Vargas, 392 – Rio de Janeiro

Mais informação:

www.csa-csi.org

Alexandre Praça – telefones 11 2104 0771 fax 11 2104 0751
skype: alexandre.praca

 

FONTE: http://www.cut.org.br/destaque-central/44476/maracana-sediara-ato-mundial-pelo-trabalho-decente-na-copa-2014

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br